Alguém pra indicar?

Deixe um comentário

De um lado, ela. Empregada doméstica, com mais tempo de carteira do que tenho de história. Do outro, a fina. Sem ninguém há mês e meio (e uma pilha sobre-humana de roupas pra passar). Em uma entrevista que seguia bem, até a madame dar com a língua nos dentes.

_Sempre tive empregadas. Muitas…

_Empregadas? Sei…

_Secretárias! – corrigiu prontamente _ Inclusive a última era tão talentosa que registrei como assistente administrativa sênior! Uma beleza…

Ao que a outra cuspiu de volta _ Isso é o que vamos ver. Prossiga…

_Não tem quem não goste lá de casa – e seguiu marketeando _ De dia, sou só eu. E não sou dessas que pegam no pé, viu? Longe de mim ficar palpitando, nem me metendo. Eu, hein…

_E o marido?

_Esse chega tarde, coitadinho. Isso quando vem. De qualquer modo, é desses que não reclamam de nada. Que comem qualquer coisa e não ligam pra roupa muito bem lavada, não. É como sempre digo ao meu filho…

_Filho?

_Mas já fez quatro. É praticamente um moço, que se vira sozinho e não dá um pingo de trabalho…

A resposta veio. Direta e reta _ Eu não gosto de crianças. Até cuido, mas os honorários são outros. Os benefícios, também. E criança doente é bandeira dois. Fora os adicionais: por insalubridade, periculosidade, licença prêmio e previdência dois por um.  Em caso de virose, trabalho seis e folgo quarenta e oito. Fui suficientemente clara com você? – e emendou _A que horas é o café?

_Gentileza sua, mas nem se preocupe com isso…

_Não, minha filha. O café é pra mim.  Aliás, não tolero manteiga. Só cream cheese. E no pão preto integral. Passado na chapa, bem de levinho. Por falar nisso, e o almoço? Como costumam fazer?

_Deixo legumes e verduras separados de véspera. É só cortar e refogar…

_Eu não cozinho!

_Não?

_Olhe, acho que está havendo uma inversão de papéis por aqui: a cozinha é por conta da madame. No mínimo, um cardápio leve e equilibrado, a base de tomates frescos, filés de anchova e queijo de cabra em conserva de azeite. Hummm… E se lambuzar a pia, limpe! Que é pra largar mão de ser lambona – e entrou de sola _Não lavo banheiro!

_Hein?

_Fui eu que sujei?

_Não. Mas eu pensei que a senhora…

_Senhora está no céu. Eu sou dona. E essa dona aqui, toda sexta-feira, sai às quatro. Em ponto!

_Mas é que justo às sextas-feiras eu…

_Não tem mais, nem menos. O combinado não é caro. Por falar nisso, qual a sua religião?

Pensou três vezes antes de responder_ Somos católicos. Do tipo discreto. Ecumênico…

_Bom saber. Sou messiânica-quimbandista e gosto de deixar minhas oferendas espalhadas pela casa. Até que enfeitam, viu? E ainda desanuviam a aura…

_Dá-se um jeito. E prometo que o cachorro não chega nem perto…

_Cachorro?

_É. Tenho um. Branquinho…

_Tinha.

_Como assim?

_Não trabalho em casa com animal. Pena, né? Estávamos indo tão bem…

_ Deve haver alguma forma de resolver essa situação – implorou, desesperada.

_Claro. Torce!

_O quê?

_O pescoço.

_Como?

_Simples. Com as duas mãos. Com uma você esgana. Com a outra, estala. Pronto. Estalou, morreu. A propósito, você fuma? Não? Ótimo! Eu fumo. Mas odeio cheiro de cigarro nos outros, engraçado, né?

E a entrevista chegou ao fim _Trouxe seus comprovantes de renda? Antecedentes criminais? Ótimo. E as referências, cadê? Certo. Vou ler com calma e fazer meus apontamentos. A segunda fase é uma dinâmica de grupo. Agora, se me der licença… – e despachou a pomposa. Que foi. Coração entre os dentes e torcendo.

Enquanto a outra, perdida num mundaréu de fichas, reclamava, Gente! Como pode? É uma pior que a outra. Qualificação? Nenhuma! Patroa boa, hoje em dia, só com indicação. Mesmo assim, tem que fazer vista grossa. Ou trazer da roça e pôr no jeito. E tem quem diga que o difícil é arrumar marido. Tá. Vai nessa… Eitâ, crise braba, sô!

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s